Está em dúvida se vale a pena ter um smartwatch? Esse artigo vai te ajudar a esclarecer suas principais dúvidas sobre as vantagens e desvantagens de se ter um relógio inteligente smartwatch.
Ao olharmos ao nosso redor, notamos que cada vez mais estamos vivendo um mundo atualizado, o avanço da tecnologia é responsável por essa nova era. Hoje, os smartwatch estão presentes em nossas vidas.
Mas o que é um smartwatch? São modelos de relógio inteligente com funções que vão além de apenas informar data e hora, mas funcionalidades que facilitam nossa vida, alguns oferecem funções de um smartphone.
A tecnologia Bluetooth é a principal responsável pela conexão dos smartwatch com celulares Android ou iPhones (iOS). Parear o relógio inteligente com o celular é essencial para ter todos os benefícios do smartwatch.
Para muitos, relógios mais simples são suficientes e já ajudam a ter uma vida mais ativa, oferecendo funções básicas, como, por exemplo:
- Monitor de batimentos cardíacos,
- contagem de passos diários,
- gasto calórico,
- qualidade de sono,
- despertador silencioso,
- notificações de aplicativos e mensagens,
- trocar as músicas,
- rastreamento de atividades físicas.
Já os melhores smartwatch, oferecem recursos mais avançados como tecnologia 4G/LTE (Long Term Evolution), que além de ter acesso à internet, permite responder mensagens e atender ligações sem precisar do celular por perto.
Se seu uso é apenas para as atividades básicas do dia, você não precisa gastar muito para ter um bom smartwatch. Basta escolher um dispositivo que melhor se encaixe na sua rotina e ter as funções que realmente importam para você.
Mas se você deseja um maior investimento e comodidade, com certeza vale a pena comprar um relógio que atenda melhor às suas exigências, que tenha, por exemplo:
- GPS integrado,
- Permita atender chamadas,
- Mais espaço para instalar aplicativos ou colocar música,
- Meça o nível de oxigenação no sangue,
- Resistência à água,
- Várias opções de mostradores,
- Pulseiras removíveis,
- Tela de qualidade (alta nitidez e qualidade de cores),
- Receba atualizações com melhorias,
- Tenha serviços de emergências,
- Sensores cardíacos mais precisos,
- NFC para pagamentos,
- entre outras vantagens.
Benefícios de ter um smartwatch:
Embora haja muitas vantagens de ter um smartwatch, acreditamos que estes são os principais benefícios de usar um:
- Você passará menos tempo checando seu smartphone, com isso você será mais produtivo, seja no trabalho, na academia ou nos momentos entre família,
- Rastreamento de suas atividades físicas sem precisar estar com o seu smartphone no bolso, desde que o smartwatch tenha GPS para rastrear seu percurso,
- Monitora dados de saúde como batimentos cardíacos, qualidade de sono, e em alguns modelos específicos tem a função de medir a oxigenação do sangue e pressão arterial.
- Você pode realizar pagamentos por aproximação (NFC), útil para quando você esquece o seu cartão de crédito ou sai sem a carteira,
- Checar notificações, aceitar/rejeitar ligações sem precisar tirar o celular do bolso,
- Alarme silencioso para não incomodar o(a) parceiro(a) pela manhã,
- Alguns smartwatch permitem instalar aplicativos que facilitam sua vida,
- Acesso rápido a informações de seu smartphone,
- Ajudam a encontrar seu celular (vice-versa).
Desvantagens de ter um smartwatch:
Assim como há muitos benefícios, estas são as principais desvantagens de ter um smartwatch:
- Compatibilidade limitada pelo sistema operacional,
- Dificuldade para parear e configurar alguns smartwatch,
- Autonomia de bateria ruim comparado a relógios tradicionais,
- Fragilidade da tela, podendo arranhar ou quebrar,
- Pouca oportunidade de reparo em caso de queda ou se parar de funcionar,
- Causa uma certa dependência quando se acostuma com a comodidade,
- Preço elevado para modelos de smartwatch que realmente valem a pena,
- Conexão via Bluetooth ainda é fraca e sujeita a interferências,
- Relógios sem GPS integrado precisam do celular por perto para rastrear percursos.
Conclusão:
Há vantagens e desvantagens de se ter um smartwatch, mas o que importa no final é o seu desejo. Inicialmente eram apenas relógios caros sem muitas funções, mas hoje os smartwatch estão cada vez mais úteis.
Sendo assim, se você for do tipo que está sempre conectado ou ativo fisicamente, amará a experiência de ter um smartwatch. Porém, se raramente usa o celular ou não tem necessidade das funções oferecidas pelo smartwatch, talvez valha a pena uma smartband.
O que podemos dizer é que os relógios smartwatch vieram para ficar, e se tornarão cada vez mais importantes e avançados. Haverá um dia que poderão inclusive substituir os smartphones, porém, em uma tela muito menor.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a decidir se vale a pena ou não ter um smartwatch. Caso tenha decidido ter um, confira nosso guia de como escolher o melhor smartwatch para você.