Vale a pena escolher a smartband Xiaomi Mi Band 4 em 2021? Nessa avaliação você descobrirá as principais funções, características, pontos positivos e negativos da pulseira inteligente mais vendida no mundo.
A Mi Band 4 é sem dúvidas um dos produtos mais bem-sucedido da marca chinesa. Tamanho sucesso é devido ao excelente custo benefício, aliando recursos essenciais a preço baixo.
Uma das principais diferenças dessa smartband perante a versão anterior (Mi Band 3) é a qualidade da tela. Enquanto o modelo anterior usava uma tela monocromática OLED, a 4 usa uma tela sensível ao toque AMOLED colorida com ótima nitidez e brilho.
Ela ainda compete com a Huawei Honor Band 5 e Samsung Galaxy Fit, mas continua líder absoluto em vendas, sendo a escolha lógica. As únicas razões para escolher a Galaxy Fit é pela familiaridade com a marca e garantia nacional de 1 ano.
Outra comparação é entre a Huawei Honor 5 ou Mi Band 4. Nela, a smartband da Xiaomi leva vantagem em quase tudo. Os motivos que acreditamos que valha a pena optar pela Honor 5 é pela presença de oxímetro e sensores melhores para esportes como natação.
Confira a partir de agora nossas impressões, ou caso esteja com pressa, leia nosso veredito com os prós, contras e alternativas.
Funções e o que faz:
Smartband são mais utilizadas como acessórios facilitadores, seja para ajudar nos treinos, monitoramento de saúde (sono, batimentos, calorias, etc.) ou receber e ler notificações sem precisar tirar o celular do bolso, ou bolsa.
O Mi Band 4 tem tudo isso que mencionamos anteriormente, com adição de ser mais barato que um smartwatch. Todavia, ele não é perfeito, muito menos contém tudo que você possa desejar em um wearable.
Por exemplo, ela não tem GPS integrado, e usa o GPS do celular para rastrear suas atividades físicas ao ar livre, como: corrida, caminhada, ciclismo, trilhas, etc. Se precisa de smartwatch com GPS barato, recomendamos que confira nossa avaliação do smartwatch Amazfit Bip original.
Felizmente ele rastreia as atividades que não precisam de GPS automaticamente. Basta estar pareado (e próximo) do seu smartphone e abrir o aplicativo Mi Fit. Assim, ele irá sincronizar todos os dados automaticamente.
É possível receber e ler mensagens de texto de SMS, aplicativos mensageiros (WhatsApp, Messenger, Telegram) e redes sociais (Instagram, Twitter). Além disso, é possível ver quem está ligando e atender ou rejeitar ligações pelo relógio, mas a pulseira não tem fone/microfone como o Amazfit Verge.
O rastreamento de exercícios é adequado, dando uma boa ideia das calorias gastas e batimento cardíaco. Porém, não tem precisão ou confiabilidade de um aparelho certificado. Então não leve os dados apresentados como precisos, é uma (boa) estimativa.
Já no monitoramento de sono, o aparelho usa o sensor cardíaco com acelerômetro para medir seu nível de atividade à noite. Dessa forma, ele pode medir com certa precisão a qualidade do seu sono, dividindo em sono leve, profundo e R.E.M (quando sonhamos).
A versão global da Mi Band 4 oferece idioma em português, tanto no aplicativo Mi Fit, quanto na pulseira em si. Ambos são compatíveis com iPhone (iOS acima do 9.0) e smartphones Android (Samsung, Motorola, Asus, LG, etc.) acima da versão 4.4.
Funcionalidades:
- Notificações de chamada e texto
- Controle de música (inclusive Spotify) pelo relógio
- Uso como disparador da câmera do celular
- Recebimento e visualização de mensagens (SMS e Redes sociais)
- Permite atender/rejeitar chamadas, mostra ID de quem está ligando
- Permite mudar e personalizar watchfaces com fotos da galeria
- Pedômetro (contador de passos) e distância percorrida
- Contagem de calorias gastas em atividade física ou durante o dia
- Monitoramento e qualidade do sono
- Alarme despertador silencioso (vibração)
- Funções de cronômetro e contagem regressiva
- Frequência cardíaca (não mede pressão arterial)
- Monitoramento cardíaco diário (em repouso, alerta de sedentarismo, etc.)
- Função de encontrar o celular e desbloqueio
- Modo não perturbe
- Melhoras e atualizações Over-The-Air (OTA)
- Ver lista completa
Especificações (ficha técnica):
Nessa ficha técnica você poderá conferir detalhes específicos da Mi Band 4, como construção e hardware. Esses dados são úteis caso saiba o que cada um significa, mas a maioria dos usuários não precisa saber dos detalhes, apenas se é bom e supre suas necessidades.
- Marca: Xiaomi
- Linha: Mi Band
- Tela de vidro temperado 2.5D
- Tecnologia da tela: AMOLED (Touchscreen)
- Tamanho da tela: 0.95”
- Resolução da tela: 120×240 RGB (24bits)
- Brilho máximo da tela: 400 nits
- Profundidade da resistência à água: 5ATM
- Material da pulseira: TPU
- Largura da pulseira: 18mm
- Tamanho da pulseira: 155-216mm (ajustável)
- Pulseiras removíveis (pode usar as da Mi Band 3)
- Material da caixa: TPU
- Memória interna: 16 MB
- Bluetooth 5.0 BLE
- Bateria: LIPo 135mAh
- Tempo de carregamento: menos de 2 horas
- Tempo de autonomia: Até 20 dias
- Requisitos do sistema: Android 4.4+, iOS 9.0+ e acima
- Modelo: XMSH07HM
- Peso: 22.1gr
- Versão Global (Sem NFC)
Vale a pena?
Em nossa matéria com as melhores smartbands, já a colocamos como a melhor escolha, seu custo benefício é imbatível. Se está à procura de uma pulseira inteligente com funções básicas, mas essenciais, não irá se arrepender.
Há diversas funcionalidades que muitos gostariam que ela tivesse como oxímetro, GPS, NFC, possibilidade armazenar músicas, frequencímetro e eletrocardiograma, etc. Se ela possuísse todas essas funções, dificilmente custaria os R$ 200 atuais.
Se você quer todas as funções de um smartwatch (mencionadas acima), terá que investir em um. Recomendamos que dê uma olhada na nossa avaliação do Amazfit GTS/GTR (que tem essas funções) ou Amazfit Verge (melhor custo benefício).
Em nossa opinião, a Mi Band 4 é ideal para quem busca ter sua primeira pulseira inteligente (ou presentear mãe, pai, avós, parceirx). Ela é resistente, fácil de usar e configurar, compatível com todos os modelos de celular e o melhor de tudo, tem preço acessível.
Prós:
- O melhor custo benefício de todas smartband (e alguns smartwatch)
- Tela AMOLED colorida toda sensível ao toque (Touch Screen)
- Design moderno
- Leve e resistente
- Recebe notificações do celular
- Autonomia da bateria e carregamento rápido
- À prova d’água até 50M
- Rastreia várias atividades físicas diferentes
- Pulseira removível com várias opções de cores (original e paralelas)
- Compatível com iOS e Android
- Fácil de ligar, parear e usar, graças ao aplicativo em português
Contras:
- Existência de réplicas e modelo chinês que confundem na hora da compra
- Falta de garantia nacional
- Sem GPS, NFC ou Oxímetro
- Para carregar, precisa remover o aparelho da pulseira
- Carregador proprietário (poderia ser USB-C ou sem fio)
- Dados pouco precisos (mas melhor que outros relógios nessa faixa de preço)
Preço e promoções:
Atualmente, a Mi Band 4 está na seção de produtos mais vendidos na categoria wearables da Amazon, vendendo mais que smartwatch ou vestíveis de outras marcas. Você pode adquirir no Brasil pelo menor preço na Amazon, ou importando ainda mais barato de vendedores confiáveis no AliExpress.
Todavia, hoje com a alta do dólar e problemas logísticos causados pela pandemia, importar a pulseira da China pode não ser a melhor opção. Portanto, clique no botão abaixo e receba a Mi Band 4 original da Xiaomi de pronta-entrega pela Amazon.
Ao comprar através dos links e botões em nosso site, além de economizar, você contribui para a manutenção de nosso site e na criação de novos reviews. E o melhor, sem pagar nada a mais por isso.
Agradecemos você que conferiu nossa análise até aqui, e esperamos que tenha ajudado a sanar dúvidas sobre essa pulseira inteligente. Não deixe de conferir outras avaliações de wearables e os melhores smartwatch.
Referência: Mi Global