Smartband Amazfit Band 5: Avaliação

Conheça nesse review a smartband Amazfit Band 5, será que ela é melhor que a Xiaomi Mi Band 5? Quais são seus diferenciais? A resposta para essa e outras perguntas estão aqui!

A Huami lançou no final do ano passado a Amazfit Band 5, que promete oferecer um pouco mais que a Xiaomi Mi Band 5. A mais notável é a compatibilidade com a assistente de voz Alexa e sensor de oxigenação do sangue (Oxímetro).

O restante é bastante similar a Mi Band 5 da Xiaomi, afinal, a Huami é uma submarca da gigante chinesa que fabrica seus vestíveis (smartwatch e smartband).

Inclusive, as pulseiras da Mi Band 5 servem perfeitamente na smartband da Amazfit. Dessa forma, poderá aproveitar e comprar pulseiras extras.

Custando por volta de R$ 250 reais à pronta entrega na Amazon (vendedores confiáveis) e $49.99 dólares no AliExpress, será que vale a pena para seu uso?

Confira nessa análise o que esperar da pulseira inteligente fitness. Separamos nosso review nos pontos que mais importam na hora de escolher um wearable. Em nossa opinião final você confere os prós, contras e onde comprar o modelo global original em oferta.

Tela e construção:

tela
A tela amoled tem cores vibrantes, brilhantes e mais de 45 mostradores.

Se você estava esperando um design diferente do visto na Mi Band 5, se decepcionará. Há mudanças mínimas entre os modelos, o desenho, pulseira e qualidade de acabamento são praticamente os mesmos.

Podemos notar que o botão na parte inferior tem formato oval, enquanto na pulseira da Xiaomi é redondo. O vidro aparenta ser mais curvo que o da Mi Band 5.

Na parte inferior onde ficam os sensores também há mudanças. Essas foram feitas para alojar o sensor de oxímetro, mas continua com carregamento magnético e com boa ergonomia.

A pulseira em silicone tem vários níveis de ajustes, é leve, macia e confortável no braço. Mesmo durante atividades físicas e suor, não incomoda nem puxa a pele. Algo que acontece com pulseiras fitness baratas.

O display AMOLED touch tem 1,1” de alta definição (HD) com resolução 294x126p. As cores são vibrantes, com bom nível de brilho e contraste. As informações exibidas têm ótima nitidez e brilho com excelente legibilidade debaixo do sol (450 nits).

Há um revestimento oleofóbico no vidro, que contribui contra marcas de dedos. Afinal, a tela é toda sensível ao toque, o que poderia acumular marcas de digitais. Ainda fica algumas marcas, mas poderia ser bem pior sem a camada anti-impressão digital.

Personalização e mostradores são ponto forte nos relógios da Huami/Xiaomi. Conta com mais de 45 watchfaces, na qual algumas permitem customização para mostrar passos, calorias gastas, distância percorrida, frequência cardíaca, etc.

Resumindo, a Amazfit Band 5 apresenta a mesa qualidade de materiais e construção conhecidos dos produtos Xiaomi. A grande diferença é na presença de microfone e um novo sensor de oxigenação do sangue, bem útil atualmente.

Apesar de ter microfone para assistente pessoal da Amazon (Alexa), é a prova d’água para até 50 m (5ATM). Tem dimensões 47,2 x 18,5 x 12,4 mm e pesa por volta de 12gr, quase imperceptível no dia a dia.

Funcionalidades:

funções Amazfit Band 5
As principais diferenças da Amazfit Band 5 comparada a outras smartbands é o oxímetro e assistente pessoal Amazon Alexa.

As funções da Amazfit Band 5 são as básicas esperadas de uma boa pulseira fitness; rastreamento de atividades físicas, monitoramento de sono, notificações de aplicativos e celular, controle de música, batimentos cardíacos etc.

Não tem o recurso de tela sempre ligada (Always-on-Display), mas acende a tela quando levanta o pulso. Isso é possível por ter acelerômetro de 3-direções e giroscópio, ambos uteis para contar passos mais precisamente.

Em termos de precisão, há certas discrepâncias comparado aos smartwatch da Garmin. Mas não fica tão longe assim, o que traduz em um ótimo resultado para uma pulseira que custa 10 vezes menos.

O sensor utilizado é o mesmo dos melhores smartwatch Amazfit, o BioTracker 2. Que oferece também o recurso algorítmico PAI (Personal Activity Inteligence), uma pontuação que calcula seu condicionamento físico e bem-estar geral de acordo com seu nível de atividade física, idade, sono e mais.

Comparado a outras pulseiras inteligentes, a presença de microfone para a assistente pessoal Alexa e o oxímetro são diferenciais importantes para alguns, enquanto são apenas extras para outros.

Amazon Alexa

Ainda não há suporte a Alexa em português nos smartphone Android, apenas em inglês. Já nos iPhones é possível usar a assistente em português. Isso indica que uma atualização está próxima para suportar Alexa no idioma português também no Android.

Aos que conhecem e já tem um produto com Alexa, sabe ser uma assistente de voz com habilidades (Alexa Skills). Caso tenha uma casa inteligente (lâmpadas, TVs, etc.) compatíveis, poderá ligar/desligar aparelhos pelo relógio.

Se preferir, pode desabilitar a Alexa por completo. Dessa forma, não precisará se preocupar com a privacidade, já que não é todo mundo que quer suas conversas sendo ouvidas o tempo todo.

Oxímetro

Saber o nível de oxigenação do sangue ultimamente está além de simples comodidade, uma necessidade. Com isso, a Band 5 da Amazfit torna-se uma escolha melhor que a Mi Band 5 justamente pela presença desse sensor.

Mesmo não sendo tão preciso quanto um oxímetro profissional, seus dados são suficientes para uso doméstico. Números abaixo de 95% podem não ser ideais, pessoas sem problemas respiratórios devem preferencialmente estar acima de 95%.

Aplicativo

O aplicativo Zepp (iOS, Android) é bastante completo, sem dúvidas um dos melhores dentre as opções de smartband. Perde apenas para a da Samsung para quem tem smartphones Samsung, que é mais completa.

Através dele você terá acesso a diversas configurações da pulseira, além do histórico de sono, atividade física, gasto calórico, passos dados diariamente, pontuação da função PAI.

É possível ver dados mais avançados, como fases do sono (e como dormir melhor) e as zonas de batimentos cardíacos durante seus treinos. Que você pode usar para melhor aproveitamento do treino (aquecer, emagrecer, aumentar resistência física, etc.).

Atividades físicas e GPS

atividades fisicas
É possível ter acesso a vários dados de saúde pelo mostrador dinâmico.

A smartband Amazfit Band 5 não tem GPS integrado, mas poderá rastrear sua atividade física iniciando sua atividade ao ar livre pelo aplicativo Zepp. Usando o GPS do seu celular para rastrear seu trajeto, velocidade, ritmo, etc.

Se pratica muitas atividades ao ar livre como corrida, caminhada, ciclismo, etc., pode ser interessante investir em um relógio com GPS integrado. Onde alguns ainda oferecem armazenamento de música offline para você deixar o celular em casa.

A pontuação da função PAI é baseada em objetivos, onde atingir certa frequência cardíaca é mais importante que passos dados no dia.

11 modos esportivos inclusos na pulseira, onde poderá iniciar de forma rápida e fácil sua atividade favorita. Dentre elas estão corridas, natação, pular corda, caminhada, esteira, ciclismo, remo, etc.

É um bom smartband para rastrear natação, apresentando certo nível de precisão nas braçadas, distância e calorias queimadas.

Outro ponto positivo dessa pulseira inteligente é a compatibilidade com Strava e Relive. Permitindo que você conecte com o aplicativo e tenha acesso à rede social mais saudável do planeta.

Funções:

  • Leitura de notificações de redes sociais e aplicativos
  • Alertas do celular (SMS, apps e ligações)
  • Previsão do tempo
  • Lembretes de eventos
  • Controle remoto da câmera
  • Função “encontre meu dispositivo”
  • Controle de música
  • 11 atividades esportivas
  • Monitoramento de sono e cardíaco
  • Saturação de oxigênio no sangue (Oxímetro SpO2)
  • Amazon Alexa
  • Alarme, cronometro e temporizador
  • Monitoramento do ciclo menstrual para mulheres
  • Acende a tela ao levantar o pulso
  • À prova d’água de 5ATM (50M)
  • Permite rejeitar/aceitar ligações pelo visor
  • Nível de estresse
  • Pedômetro (passos dados e distância percorrida no dia)
  • Ver mais funções na página do produto na Amazon

Autonomia e Bateria:

bateria e carregamento
O AmazFit Band 5 carrega completamente em torno de 2 horas.

A fabricante anuncia uma autonomia estimada de 15 dias, o que achamos audacioso para uma bateria de 125mAh. Com uso regular, consegue-se por volta de 10 dias, e caso utilize muito seus sensores, 8 dias.

Novamente, a autonomia da bateria do Amazfit Band 5 depende de seu uso. Se aumentar o brilho ao máximo, ligar todas as notificações, monitoramento cardíaco contínuo, rastrear atividades físicas, etc., deve conseguir menos que isso.

Felizmente a bateria recarrega rápido, em torno de 2 horas. O carregador magnético proprietário é fácil de usar e tem ótimo ajuste.

Amazfit Band 5 vs. Mi Band 5:

Em uma comparação entre a Amazfit Band 5 vs. a Xiaomi Mi Band 5, escolheríamos a da Amazfit. Além de ter praticamente os mesmos recursos, hardware e aplicativo da Mi Band 5, ela tem os extras oxímetro e assistente de voz Amazon Alexa.

O único motivo para escolher a Mi Band 5 em nosso ponto de vista, é se essas funções não forem úteis para você. E claro, se preferir gastar um pouco menos na Mi Band 5, que já pode ser encontrada em promoções na Amazon por menos de R$ 200.

Amazfit Band 5 é bom?

pulseira amazfit 5
Afinal, vale a pena escolher a Band 5 da Huami Amazfit?

Em nossa opinião a Amazfit Band 5 é uma pulseira inteligente que vale a pena. Oferece 2 recursos inexistentes em outras smartband fitness, assistente de voz Amazon Alexa e Oxímetro (SpO2).

Se não precisa de um smartwatch ainda, que geralmente são mais completos, a Amazfit Band 5 é bom o suficiente para uso básico. Conta com funções essenciais, facilidade de uso, sensores com boa precisão e preço acessível.

Mesmo se você não usa a Amazon Alexa, ainda vale a pena comparada a Xiaomi Mi Band 5 por conta do sensor de saturação de oxigênio no sangue (Oxímetro).

Todavia, se você tem um smartphone Samsung ou Android, terá mais recursos úteis para redes sociais (como responder mensagens rápidas no WhatsApp) com a Samsung Galaxy Fit2.

Como ponto negativo mencionamos a questão da disponibilidade, visto que não é vendida de forma oficial em lojas físicas. No caso, só encontrará à venda pela internet.

Mas não se preocupe, abaixo separamos ofertas de vendedores confiáveis para comprar o modelo Global original da Amazfit Band pelo melhor preço.

Prós:

  • Leve e confortável no braço
  • Excelente display AMOLED
  • Custo-Benefício
  • Compatível com Amazon Alexa
  • Sensor de oxigenação do sangue (sensor OxygenBeats)
  • Boa autonomia de bateria
  • Aplicativo completo e fácil de usar
  • Várias opções de mostradores personalizáveis
  • 11 modos de atividades esportivas
  • Sensor cardíaco BioTracker de melhor precisão
  • Suporte ao Huami PAI (Personal Activity Inteligence)
  • Compatível com iPhones/iOS e Android

Contras:

  • Disponibilidade
  • Design igual da Mi Band 5
  • Sem GPS integrado
  • Não exibe múltiplas notificações

Esperamos que essa avaliação do Amazfit Band 5 tenha ajudado a sanar suas dúvidas sobre a smartband da Huami. Não deixe de conferir as ofertas através dos links em nosso site, além de economizar, nos ajuda a trazer mais reviews como este.