Melhores Marcas de Smartwatch

Quer saber quais são as melhores marcas de relógio inteligente? Nessa matéria iremos falar justamente delas, e o que as fazem ser tão boas, duráveis e confiáveis. Assim, sabendo quais marcas são duráveis e confiáveis, você poderá comprar o smartwatch que mais gostar.

É sabido que as principais marcas de smartwatch no Brasil (e mais vendidas) são Apple, Samsung, Xiaomi Amazfit e Huawei. Porém, se olharmos para fora do Brasil, há muitas outras marcas que oferecem modelos até mais “na moda” e bonitos, principalmente de relógios inteligentes para mulheres.

Algumas grifes como Michael Kors e Fossil produzem smartwatches com materiais mais nobres, produzindo resultados chiques e prestigiosos. Porém, a maioria dos produtos está atualmente disponível para compra apenas nos Estados Unidos. Felizmente, caso viaje bastante para lá, poderá encontrar smartwatch de grifes diferentes de todos que temos por aqui.

Agora vamos falar um pouco sobre boas marcas de relógios inteligentes disponíveis no Brasil, e através de importação (da China). Alguns dos melhores modelos dessas marcas podem ser vistos em nosso guia com os melhores smartwatch:

Qual as melhores marcas de relógio smartwatch?

De forma resumida, as melhores marcas são: Apple Watch Series, Samsung Galaxy Watch, FitBit, Amazfit (Xiaomi), Huawei, Mobvoi TicWatch, Fossil, Garmin.apple watch series 5

Apple Watch Series

A Apple é uma das marcas mais prestigiadas no mundo, e não chegou lá fabricando produtos ruins. Os smartwatch Apple tem, além de um design premiado, componentes e recursos que os tornam extremamente funcionais e duráveis.

Embora as primeiras 2 versões do Apple Watch não tenham deixado saudades, a partir da 3.ª geração se tornaram muito melhores que a competição. Hoje, vale mais a pena investir em um smartwatch da série 3, do que muitos topos de linha de outras marcas, principalmente se for dono(a) de iPhone.

Por fazer parte do ecossistema do sistema macOS/iOS, o watchOS funciona muito bem com Macbook, iMac, iPhones, AirPods, e vários outros produtos da empresa californiana. Todavia, há um preço a ser pago, e geralmente bem alto! Todavia, se puder comprar um relógio inteligente (Apple), com o devido cuidado (sem quedas, pancadas) o terá por vários anos.

Os relógios smartwatch da Apple são simplesmente os mais vendidos do mundo, por uma grande margem. 36% dos relógios inteligentes vendidos em 2019 foram da Apple, contra 10% da segunda colocada, a Samsung. As outras marcas somadas (fora do top 3), somam 33% [fonte].

Samsung Galaxy Watch

A Samsung mesmo sendo uma das pioneiras na fabricação de wearables, junto com a Sony e Motorola, hoje, a sul-coreana fica atrás da Apple nas vendas. O motivo é principalmente pelos relógios nessa faixa de preço serem artigos de luxo, e a Apple tem mais “status” e “confiabilidade” que a Samsung.

Todavia, a perda da Samsung é seu ganho. Por conta disso, seus relógios inteligentes tendem a desvalorizar bastante ao longo dos anos. O que torna possível você ter um smartwatch topo de linha custando bem menos que um de 3ª geração da Apple.

Outro benefício dos relógios inteligentes Galaxy Watch, é o fato destes serem compatíveis com Android, algo que não acontece com o Apple Watch. Por isso, se está em busca de um relógio compatível com qualquer celular Android e iOS, o Galaxy Watch pode ser este.

Nele são usados componentes e chips com o que há/houve de melhor em tecnologia no seu lançamento. Dessa forma, terá um relógio responsivo, recheado de funcionalidades, durável e com melhor custo benefício.

O sistema Tizen OS da Samsung tem sua própria loja de aplicativos, onde poderá instalar novos mostradores, aplicações e vários outros benefícios que só ela tem. Inclusive, o Spotify é foi primeiramente lançado para Tizen OS, depois de muito tempo que ficou disponível para Wear OS da Google.

FitBit

A FitBit foi uma das pioneiras na fabricação de pulseiras inteligentes para rastreamento de atividades físicas. Quando começou a moda de smartbands, a FitBit criou uma que acabou com todas as outras, e hoje, está lutando pelo segundo lugar nas vendas com a Samsung.

O grande mérito das pulseiras e relógios inteligentes da FitBit, está na facilidade de uso do aplicativo e qualidade dos sensores. O app utilizado pela empresa oferece vários dados com precisão, como qualidade de sono, nível de atividade física, batimentos cardíacos e gasto calóricos.

Infelizmente, no Brasil ainda não há previsão de quando a marca chegará por aqui. Enquanto isso, ela fica somente na nossa lista de melhores marcas de relógios e pulseiras inteligentes para exercícios e atividades físicas.

Amazfit (Xiaomi)

Amazfit é uma submarca da chinesa Xiaomi, a marca que revolucionou o mercado tecnológico com seus produtos topos de linha a preço de intermediário. No ramo de smartwatch, lançaram diversos modelos e todos muito bem-sucedidos, dando dor de cabeça para Apple e Samsung.

Seus produtos oferecem o que há de melhor pelo valor pago, não cobrando nada mais por isso (como royalties e status). Devido a isso, seus produtos são tão atraentes para quem não quer gastar muito, e há muitas pessoas que não querem gastar muito em um relógio inteligente.

Essa marca de relógio inteligente é uma das melhores, oferecendo inovações em diversos produtos e custando 1/3 das marcas mais famosas. Os smartwatch Amazfit são bons e confiáveis, e cuidando bem, são tão duráveis quanto os da Samsung e Apple.

O grande diferencial da Amazfit perante a competição, é exatamente o custo benefício imbatível. Essa característica a tornou uma das 5 marcas de relógios smartwatch mais vendida do mundo.

Huawei

Além de ser uma gigante na fabricação de smartphones e equipamentos para rede e antenas. A chinesa Huawei produz relógios e pulseiras inteligentes de excelente qualidade. Nem sempre foi assim, mas após verem a crescente procura em smartwatch, buscaram um pedaço desse mercado.

Seus relógios inteligentes e smartbands são construídas com componentes de qualidade e chips próprios. Com isso, eles conseguem entregar um bom preço em seus produtos, algo similar ao conseguido pela Amazfit.

Todavia, por não ter marketing apropriado, acabaram que seus relógios e pulseiras não são a primeira marca que vem a cabeça. Ainda assim, seus produtos são equivalentes em durabilidade e qualidade aos da Xiaomi, alguns produtos têm acabamento melhor e mais prestigioso.

Dessa forma, a grande vantagem da marca Huawei em wearables é o preço acessível. Todavia, pecavam em não oferecer aplicativo ou software em português. Hoje, tanto o aplicativo quanto seus relógios e pulseiras estão em português e vários outros idiomas (até os modelos mais antigos).

Mobvoi TicWatch

Ainda pouco conhecido no Brasil, a Mobvoi fabricante do TicWatch detém grande prestígio nos Estados Unidos. Seus relógios inteligentes além de muito bem desenhados (design), oferecem hardware de qualidade.

Isso os torna opções ideais para quem quer o que há de melhor em tecnologia wearable a preço justo. Devido a isso, é até mais vendido nos Estados Unidos que os smartwatch da Xiaomi.

As versões mais caras do relógio usam o sistema Wear OS (ex-Android Wear), enquanto outras rodam Android puro. Com isso, são compatíveis com vários aplicativos produzidos para a plataforma da Google, os tornando quase que a melhor escolha para quem tem celular Android.

Todavia, esses relógios inteligentes não são vendidos de forma comum como os Xiaomi são por aqui. Caso tenha interesse em adquirir um TicWatch, terá que comprar por sites como GearBest e AliExpress.

Fossil

A Fossil fabrica relógios masculinos e femininos há bastante tempo, entrou no ramo de smartwatch em 2017, com o modelo Fossil Gen. 1. Esse modelo leva a assinatura da marca, oferecendo acabamento em aço escovado e foi um dos únicos a conta com o Wear OS.

Atualmente está em sua 5ª geração, com a mesma qualidade de acabamento só que com hardware e funcionalidades melhores. Todavia, seu objetivo não é vender o máximo de relógios inteligentes possíveis, e sim, oferecer a mesma qualidade e design característico dos relógios da marca para quem quer um smartwatch.

Se você acha que os relógios inteligentes atuais estão muito esportivos e focados em academia, corrida e atividades físicas. Encontrará nos relógios inteligentes da Fossil um design chique e casual, oferecendo as mesmas funcionalidades dos smartwatch esportivos (batimentos cardíacos, notificações, bateria de longa duração etc.), mas num corpo premium.

Seu trunfo perante a competição é justamente a grife, custando bem mais até que um Apple Watch. Portanto, se quer um relógio classudo e atemporal (masculino e feminino), mas com funcionalidades que irão facilitar sua vida, os Fossil são uma ótima opção.