Smartwatch Série P é bom?

Os smartwatch da China série P (P68, P70 e P80) são praticamente os mesmos modelos, usando o mesmo processador, sistema e materiais. A grande diferença entre eles além do nome, é na capacidade da bateria (que no final do dia nem faz diferença na autonomia).

Devido a isso, decidimos colocar todos esses relógios smartwatch chinês na mesma lista de análise. Dessa forma, você conhecerá de uma vez as características e funcionalidades do primeiro smartwatch da linha (P68) aos modelos atuais (P70 e P80), e atualizações futuras.

O primeiro modelo que foi lançado desses relógios é o smartwatch P68, que é vendido até hoje, seguido pelo P70 e em 2019 surgiu o P80. Veja agora o que esperar desse smartwatch bastante popular devido ao preço.

Tela:

Todos compartilham a mesma tecnologia de tela, IPS colorida, com 1.3” e resolução 240×240. Por se tratar de um painel IPS, tem boa qualidade de cores e nitidez, e pelo preço, oferece ótima experiencia visual.

A tela das versões P68 e P70 não é toda sensível ao toque (touch), caso precise acessar o menu, ligar a tela e ter acesso a informações nela, terá que tocar na parte inferior da tela. Nessa região fica o sensor ao toque, uma espécie de botão que permite que você acesse os menus e funções.

Caso queira um smartwatch dessa serie com a tela toda touch, deverá optar pelo modelo P80 e os lançamentos após ele.

Sistema:

O sistema usado é genérico e comummente encontrado em relógios smartwatch chineses, como o IWO e B57. O que muda de um para outro é a interface (ícones, fontes usadas e desenho geral), mas é a mesma experiência em relação a velocidade e funcionalidades.

Nos wearables da série P, pessoas ansiosas ou que gostam de velocidade podem sentir gatilhos. Acessar menus e funções não tem a velocidade de um relógio mais caro, e as animações são um pouco travadas às vezes. Mas, não dá para esperar muito de um relógio nesse preço.

Felizmente o software é fácil de usar e totalmente em português, permitindo que qualquer um consiga fazer uso de suas funções, basta ler. O aplicativo é compatível com iOS 9.0+ (iPhones) e smartphones com Android acima da versão 4.4.

Através do aplicativo você poderá personalizar quais aplicações do celular poderá te enviar notificações (WhatsApp, Instagram, Twitter, Messenger etc.), e poderá ler uma parte do texto enviado. Porém, não poderá responder diretamente do relógio, mas ele permite rejeitar chamadas telefônicas.

Seus sensores cardíacos e de pressão arterial não são acurados como nos modelos mais caros. Mas estão dentro da margem de erro desses dispositivos. Sendo assim, para fins de matar a curiosidade, pode ser usado, desde que não leve os resultados da medição a sério.

Bateria:

Autonomia de bateria é outro ponto a levar em consideração na hora de escolher seu próximo smartwatch. No caso dos smartwatch P68, P70 e P80, pode-se esperar um dia a dois de uso com uma carga completa de 2 horas.

Se for do tipo que fuça muito, ou recebe muitas notificações diariamente, pode ser que dure menos, mas não irá te deixar na mão no meio da tarde. E, como carrega rápido, terá bateria suficiente para monitorar seu sono à noite, e carga suficiente para o próximo dia.

Construção e durabilidade:

São construídos com materiais de baixo custo, e por isso, poderão ter a vida útil menor que modelos com componentes e construção melhor. Mesmo sendo certificado (IP68) resistente à água, mergulhar ou tomar banho com ele será fatalmente um erro. No máximo lavar as mãos ou tomar chuva.

Todos eletrônicos estão passiveis de defeitos de fabricação, e esses relógios smartwatch não são diferentes. Por serem produzidos em larga escala, não são testados, e há chances de receber um modelo com algum defeito.

Por isso, recomendamos que compre de vendedores confiáveis no AliExpress ou até mesmo na Amazon Brasil, onde terá maior facilidade para troca.

Funções:

  • Monitoramento de pressão sanguínea
  • Monitoramento de batimentos cardíacos
  • Rastreia diversas modalidades esportivas
  • Lembrete de sedentarismo
  • Pedômetro (contador de passos)
  • Calcula gasto calórico diário
  • Certificação IP68 (à prova d’agua)
  • Boa autonomia de bateria
  • Tela 1.3” colorida IPS
  • Notificação e leitura de mensagens de aplicativos
  • Monitoramento de sono
  • Motor de vibração para alarmes, notificações e lembretes
  • Controle músicas e disparo remoto da câmera do celular
  • Várias opções de pulseiras compatíveis com Apple Watch (e vice-versa)
  • Sem NFC e GPS/Glonass
  • Sem conectividade LTE/4G e Wi-Fi
  • Bluetooth 4.0
  • Compatível com Android 4.4+ e iOS 9.0+

Análise geral: Vale a pena?

Em nossa opinião os relógios Smart P68, P70 e P80 valem a pena caso tenha gostado do que leu aqui. É óbvio que há smartwatch chineses de marcas melhores, mas nem todos tem intenção de pagar mais.

Se quer um relógio bonito e que lembra o smartwatch da Apple, e só isso, economize e pegue as versões mais baratas (P68, P70). Eles irão ser suficientes para mostrar notificações na tela, tem resistência à água e vários mostradores (watchfaces). Não é à toa que são os mais vendidos e procurados.

O que oferece a melhor experiência é o smartwatch P80, já que foi revisado e tem tela toda sensível ao toque. Por isso, se tem que escolher entre um dos três modelos mencionados aqui, recomendamos que compre a P80/T80.

Onde comprar?

Recomendamos comprar cada modelo nas seguintes lojas mencionadas abaixo. Na Amazon Brasil você receberá mais rápido e com melhor assistência em caso de problemas, porém, pagará um pouco a mais por isso.

Já se decidir por importar, recomendamos que compre pelo AliExpress. Todavia, não são todos os vendedores que são confiáveis, por isso, compre dos que recomendamos nos links abaixo:

Caso ainda esteja em dúvidas sobre qual relógio inteligente comprar, confira outros smartwatch bons e baratos, e os com melhor custo benefício caso possa gastar mais e seja entusiasta de gadgets.