Avaliação Smartwatch A1

O smartwatch A1 veio para ser a democratização dos wearables, um modelo barato no meio de tantos modelos caros. Seria ele bom o suficiente para valer a pena ser seu primeiro smartwatch?

À primeira vista tem design similar ao Apple Watch, mas as semelhanças se encerram por aí. Dentro do relógio o sistema e o processador MediaTek não chegam perto da potência e complexidade de smartwatch em outra faixa de preço.

Há opiniões mistas a respeito desse relógio, com alguns elogiando o custo benefício, enquanto outros sofrendo com problemas de pareamento e até mesmo defeito em menos de uma semana.

Ainda assim, é um dos smartwatch baratos mais vendidos no Brasil. Talvez seja porque alguns “pagam para ver”, ou não querem gastar muito em um smartwatch mais confiável. Nosso veredito pode ser contraditório, como verá até o final dessa resenha.

Atualização em Maio 2020: no Brasil, esse relógio é conhecido também por AX1, AX2, AX8, AX9, AX11.

É bom?

Principais funções do smartwatch
As funcionalidades desse relógio saltam aos olhos, mas realmente funcionam?

A verdade é que realmente o relógio é diferente para cada um que recebe, já que dependerá bastante das suas expectativas. Se você quer um smartwatch rápido, com sistema e aplicativo sem defeitos, dificilmente os modelos básicos oferecerão isso.

O A1 é um desses smartwatch básicos e produzidos em massa, sem qualquer controle de qualidade durante a fabricação. Por isso, alguns recebem modelos defeituosos, enquanto outros se surpreendem com a qualidade pelo preço.

Nas especificações é mostrado que o A1 Smartwatch é compatível tanto com Android quanto iOS (iPhones). Porém, há casos de várias pessoas não conseguirem parear o relógio com o celular.

A tela é sensível ao toque e tem boa qualidade de cores pelo preço, oferecendo alguns mostradores que você pode mudar ao desligar o relógio, religar e segurar o dedo no meio da tela.

A durabilidade da bateria é mínima, espere recarregar seu relógio com certa frequência. Principalmente se receber bastantes notificações, ou utilizá-lo para fotos, controle de música e atender ligações.

Como parear com Bluetooth:

Muitos sofrem ao tentar parear o smartwatch diretamente com o Bluetooth do smartphone. Quando a melhor maneira de parear qualquer smartwatch é através do aplicativo do relógio.

De qualquer forma, é realmente difícil parear o relógio com seu celular devido a usar tecnologia Bluetooth 3.0.

O que piora a situação é a inexistência de aplicativo oficial, o que torna a experiência ainda mais frustrante. E, piora se você não sabe inglês, já que os aplicativos alternativos estão nesse idioma.

No caso do A1, alguns que podem ser usados para parear e controlar notificações desse smartwatch é o Mediatek SmartDevice, BTNotification ou BTSmartwatch, disponíveis para iOS e Android respectivamente.

Caso tenha comprado o A1 e quer saber como usá-lo, ou o que fazer para parear ele com seu celular, há diversos tutoriais no Youtube. Esse smartwatch é tão aleatório, que nem mesmo os tutoriais ensinando passo-a-passo funcionam para todas as pessoas.

Funções:

funções
Devido a vários acessos, o smartwatch A1 não é a prova d’água.

Se conseguir parear o smartwatch com seu smartphone, terá algumas funcionalidades interessantes além das funções normais de um relógio (horas, calendário, cronometro, etc.). Alguns recursos extras desse smartwatch são:

  • Notificações do telefone e redes sociais (Twitter, Facebook, WhatsApp),
  • contador de passos (pedômetro)
  • controle de câmera e player de música,
  • possibilidade de fazer e receber chamadas telefônicas (chip microSIM),
  • tirar fotos,
  • monitor de sedentarismo, sono e atividade física,
  • armazenar arquivos via microSD até 32gb.

Muitas pessoas por falta de mais informações compram esse relógio pensando que poderão acessar o Facebook, ouvir áudios e ler mensagens do WhatsApp, Instagram e Twitter. Isso não é possível, você apenas será alertado (vibração) caso haja novas mensagens no seu smartphone.

Especificações Smartwatch A1:

  • Processador MediaTek MTK6260 533Mhz
  • Bluetooth 3.0
  • Memória RAM 128 MB
  • Suporte para cartão de memória até 32Gb
  • Tela LCD 1.56” com resolução 240×240
  • Entrada microSIM com frequência GSM 850/900/1800/1900Mhz
  • Alto-falantes e microfone
  • Bateria de 380mAh
  • Câmera de 0.3MP (320x240px)
  • Peso 57gr
  • Menus em português, inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, holandês, turco e russo
  • Carregamento via cabo USB
  • Tamanho da caixa: 48 mm (altura) 41 mm (largura) 12 mm (espessura)
  • Tamanho da pulseira: 115 mm + 100 mm

Vale a pena?

smartwatch a1 em várias cores verde, azul, vermelho e branco
É um relógio que vende muito por ser bonito, mas não é tão inteligente.

Na nossa opinião não vale a pena comprar o smartwatch A1. Ele é vendido com muitas promessas, e não entrega o que é prometido para todos. Apenas alguns “felizardos” são premiados com modelos totalmente funcionais.

Um smartwatch tem como principal função ajudar a melhorar sua produtividade, facilitar sua vida e promover praticidade no dia a dia. Pensamos que o trabalho para fazer o A1 funcionar não vale a pena o dinheiro ou esforço.

Devido a isso, se você realmente quer um bom wearable, mas não quer gastar muito, seu dinheiro estará mais bem investido uma smartband como a Mi Band 4 [veja aqui]. Se insiste em um relógio inteligente, o smartwatch B57 Hero Band 3 é melhor que o A1 e pouco mais caro.

Com ela, você terá ótima experiência de uso, inclusive com monitoramento cardíaco, atividades físicas e um aplicativo oficial em português que funciona e mostra partes das últimas mensagens de redes sociais (WhatsApp, Facebook, Twitter, Telegram e Instagram).

Agora se você realmente quer comprar o A1, compre por sua conta e risco! Saiba que é melhor juntar seu valioso dinheiro e escolher um smartwatch bom e barato que funcione. O A1 é vendido pelo menor preço no marketplace da Amazon Brasil.