7 Melhores Smartwatch Que Medem Pressão Arterial

Há diversos relógios inteligentes que medem pressão arterial. Com isso, muitas pessoas investem neles como monitores de saúde, algo que não é recomendado. Veja nessa matéria os melhores smartwatch com esse recurso, e se vale a pena.

Atualmente no Brasil não há smartwatch ou dispositivos capazes de medir a pressão sanguínea de forma precisa. Sendo assim, a melhor forma de obter dados sobre hipertensos é através de medições periódicas com aparelhos de pressão certificados (como os modelos abaixo).

Recomendamos que adquira um bom medidor de pressão automático de braço como o Onrom HEM-7320, o B699 (mais barato) ou um de pulso HEM-6124. Veja quais são os mais vendidos clicando aqui.

De qualquer forma, separamos alguns modelos de relógio que medem pressão e outros dados de saúde. Com eles, você poderá ter outros benefícios, como notificações de redes sociais e ligações no pulso, monitoramento de sono, pedômetro e rastrear atividades físicas.

No entanto, reforçamos que seu uso para medir pressão arterial e frequência cardíaca (batimentos), não é recomendado. Caso esteja em busca de um relógio smartwatch confiável para medir batimentos cardíacos durante exercícios e em repouso, recomendamos os relógios esportivos da marca Garmin.

Agora que está ciente que nenhum relógio inteligente pode medir pressão arterial diastólica e sistólica com precisão (até o momento). Veja quais são os melhores smartwatch medidores de pressão compatíveis com celulares Android (4.4+) e iOS/iPhone.

7. Smartband M4

smartwatch m4
Smartband M4

A pulseira inteligente M4 é boa e vale a pena se você quer um smartwatch leve e compacto. Com tela colorida e mostrador com várias informações sobre sua saúde, encontrará nele, facilidades para seu dia a dia.

Devido à tela menor e processador mais energicamente eficiente, ele tem ótima autonomia de bateria, durando vários dias de uso normal. Seu carregamento é rápido, levando pouco menos de 2 horas para carregar.

Além de medir pressão, ela mede o nível de oxigênio no sangue (oxímetro), ambos imprecisos e para simples conferência.

Seu design é parecido com a da pulseira Mi Band 4 da Xiaomi, e custa 5 vezes menos no AliExpress. Porém, não oferece a mesma experiência, qualidade e durabilidade da Mi Band. De toda maneira, por menos de R$ 50, vale a pena arriscar.

6. Smart Bracelet B57 Hero Band 3

smartwatch b57 hero band iii
Hero Band 3 B57

O Hero Band B57 é outro smartwatch que afere pressão arterial, além de batimentos cardíacos. Ao contrário do P80, não tem tela touch, para navegar na tela e menus, deverá tocar uma área na parte inferior do relógio.

Apresenta diversas funcionalidades úteis que o tornam um ótimo smartwatch por ser tão barato. Nessa faixa de preço, todos oferecem a mesma qualidade de construção, durabilidade e recursos.

Em resumo, o B57 é uma boa opção, tela com boa definição e qualidade de cores, rastreio de atividades físicas, monitoramento de sono, cardíaco e contador de passos. Confira nossa avaliação do Hero Band 3 para mais informações.

5. Smartwatch D13

smartwatch D13
Smartwatch D13

O D13 é um bom smartwatch se você quer gastar menos de R$ 100. Pelo preço, oferece boas funcionalidades e recursos básicos, principalmente para ler mensagens do WhatsApp. Sua tela oferece boa nitidez e qualidade de cores, mas não é toda sensível ao toque.

Em ordem de utilizar todas suas funções, você deverá parear usando o aplicativo. É nele que poderá configurar e ter acesso a dados como passos dados, calorias gastas, qualidade de sono, etc.

Em nossa avaliação do D13 você pode conferir mais informações sobre esse modelo, e os seus pontos fortes e fracos. Todavia, recomendamos ele apenas se tiver baixas expectativas, visto que ele tem mais reclamações que elogios.

4. Smartwatch P80

smartwatch p80
P80

O smartwatch P80 é um dos mais vendidos e com excelente custo benefício. Além de todas as funcionalidades que mencionamos no review do P80, ele mede pressão arterial. É compatível com iOS e Android, pareando com smartphones Samsung, ASUS, LG, Motorola e iPhone.

Oferece uma tela sensível ao toque de 42 mm de excelente qualidade de imagem e responsividade. Nela é possível visualizar informações importantes como data, hora, passos dados e gasto calórico.

É possível atender/rejeitar ligações por ele, assim como visualizar as últimas mensagens enviadas do WhatsApp, Messenger, Twitter e Instagram. Basta sincronizar pelo aplicativo do relógio e começar a receber notificações e alertas no seu pulso.

3. Smartwatch I5

smartwatch i5
Smartwatch i5

O smartwatch I5 é bom e um dos mais bonitos da lista, e é bem barato. Infelizmente não é vendido no Brasil, no caso, só encontra no AliExpress, sendo um dos mais vendidos.

Tem uma tela com ótima nitidez e qualidade de cores, porém, não é toda sensível ao toque. O acesso é feito através da área touch, como a maioria dos smartwatch nessa faixa de preço.

Com ele você poderá receber notificações, lembretes e avisos de chamadas, ler mensagens recebidas de redes sociais, monitorar sono, contagem de passos e gasto calórico diário e mede batimentos por minuto.

2. Tagobee Z05

Tagobee z05
Tagobee Z05

O smartwatch TagoBee Z05 é bom para quem tem pulso mais grosso, já que tem uma caixa maior (50 mm) com tela sensível ao toque. Com ótima nitidez e qualidade de cores, seu sensor é um pouco melhor que a dos outros relógios mostrados nesse guia.

Além disso, oferece todas os principais recursos que você pode desejar, como contador de passos, distância, calorias, modos para rastrear esportes, sensor de frequência cardíaca, sono, notificações e textos do WhatsApp, Facebook, Twitter, ligações e SMS.

Oferece ótima autonomia de bateria, mesmo usando o recurso de monitoramento de batimentos cardíacos de 24 horas. Caso tenha gostado do design, vale a pena o investimento no Tagobee Z05.

1. Colmi P8

colmi p8
Colmi P8

O smartwatch Colmi P8 é bom e vale muito a pena pelas suas funcionalidades. Além de medir pressão, monitora a frequência cardíaca por 24 horas, nível de oxigenação no sangue, 7 modos de exercícios, qualidade do sono, alerta de sedentarismo e muito mais.

Sua tela de 1.4” em alta definição é sensível ao toque e tem cores vibrantes. Permite que você altere os mostradores com várias opções pré-instaladas. Assim, poderá personalizar o relógio como quiser, bastando usar seu aplicativo Da Fit.

Tem bateria de longa duração, resistência à água, pulseiras trocáveis, mostra as primeiras linhas da última mensagem recebida de redes sociais, monitoramento de sono, contador de passos e distância, calorias e batimentos cardíacos.

Então, se quer investir seu dinheiro no melhor relógio smartwatch para medir pressão arterial, esse é o que mais recomendamos. Infelizmente só é vendido lá fora, um modelo com características similares no Brasil seria o smartwatch Champion.

Conclusão, qual o melhor?

esfigmomanômetro
O esfigmomanômetro ainda é a melhor maneira de medir pressão.

Conforme dito, não há atualmente um relógio capaz de substituir um esfigmomanômetro (medidor de pressão arterial manual). O que mais chega próximo são os medidores de pressão automáticos mencionados no início desse artigo.

Em um futuro não tão distante pode ser que seja possível ter um smartwatch que meça dados vitais com maior precisão. O mais próximo atualmente é o Samsung Galaxy Watch Active 2 [ver ofertas], que recebeu aprovação da MFDS (a ANVISA sul-coreana) em abril de 2020.

Em nota, a Samsung diz que essa atualização permitirá monitorar a pressão pelo relógio, desde que você o calibre medindo com um medidor de pressão confiável. Porém, ainda não foi aprovada no Brasil.

Não se sabe quando, ou se será aprovada. Afinal, o Apple Watch 5 [ver ofertas] pode fazer ECG (eletrocardiograma) para detectar arritmia (fibrilação atrial), e o modelo que chegou no Brasil teve essa funcionalidade vetada.

Só recentemente a função foi aprovada, com ressalva de que os dados são apenas informativos, não substituindo exames clínicos.

Como pode ver, por se tratar de uma métrica tão importante e vital, usar um relógio smartwatch para aferir pressão ainda não é recomendado.

Nesse caso, a melhor opção é comprar um bom medidor de pressão automático, com certificação da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Esperamos que essa matéria tenha sendo didática sobre esse assunto. Lembre-se, não se automedique baseando nos dados apresentados em relógios smartwatch. Ainda não chegou o dia que eles são confiáveis com dados sobre nossa saúde.