Smartwatch ou smartband, qual escolher? Confira nessa matéria o que são, diferenças e como escolher o wearable ideal para seu uso!
Smartwatch (relógios inteligentes) estão cada vez mais populares, embora smartbands e fitness trackers (pulseiras fitness) existam a mais tempo, a revolução dos relógios inteligentes começou por volta de 2010 com o Pebble (Pebble Technology Corporation).
Longa história curta para te salvar do lenga-lenga, a ideia de ter um wearable (dispositivo vestível) que mostra dados vitais, notificações, permite chamadas de voz, etc., sempre foi um desejo tecnológico (filmes futuristas sempre mostram isso).
Hoje, com o avanço tecnológico e chipsets cada vez menores e mais poderosos, é possível tornar esse sonho em realidade.
Mas com tantas marcas, modelos e fabricantes, como escolher o smartwatch ou smartband ideal? Pensando nisso, decidimos criar esse guia prático para explicar o que são smartwatch, smartband, diferenças e como escolher o seu.
Então vamos lá!
O que é um smartwatch?
Smartwatch é um relógio inteligente com várias funções e recursos além de mostrar data e hora. Ele age como uma extensão do seu smartphone, através dele você lê notificações, dados de saúde, faz ligações e monitora sua atividade física diária, qualidade do sono e muito mais.
Smartwatches são a evolução dos relógios analógicos, oferecendo as comodidades proporcionadas pela tecnologia. Precisam de aplicativo instalado no Android ou iPhone para funcionar corretamente, já que essa sincronização é o que os tornam tão úteis.
Também são conhecidos como wearables que significa ‘dispositivo vestível’ em inglês. Utilizam conexão via Bluetooth para parear com o celular, enquanto outros mais avançados oferecem conexão por Wi-Fi ou 4G LTE.
Após conectar seu smartwatch com seu smartphone pelo aplicativo da fabricante, você conseguirá receber informações de mensagens de aplicativos, previsão do tempo, ouvir músicas, verificar atualizações de redes sociais, etc.
Smartwatch melhores ainda permitem fazer/atender ligações, rastrear trajetos ao ar livre utilizando GPS, medir oxigenação do sangue (VO₂) e pressão arterial, serviços de emergência dentre outras funcionalidades que dependerão do modelo.
O que é uma smartband (pulseira fitness)?
A smartband ou pulseira fitness é um dispositivo vestível no pulso com foco em atividades físicas. Por isso, são mais leves e minimalistas, de forma que não atrapalhem sua rotina. As principais funções são contagem de passos, calorias gastas no dia, monitoramento de sono, batimentos cardíaco e exercícios.
Pulseiras fitness são mais utilizadas por entusiastas de esportes, atletas ou pessoas que querem uma vida ativa e saudável. Tem se tornado cada vez mais comum seu uso, principalmente em academias e ao ar livre.
Para usar uma smartband, basta conectá-la com seu smartphone Android ou iOS através do aplicativo da fabricante. Assim, já começará a sincronizar os dados do seu celular com a pulseira e vice-versa.
A duração da bateria é bem superior comparada a de relógios inteligentes, em alguns modelos a autonomia chega a ser de 30 dias de uso com uma carga completa. Todavia, é mais comum algo em torno de 14 dias, principalmente quando usada durante exercícios físicos.
Quais as diferenças entre smartwatch e smartband?
As diferenças entre smartwatch e smartbands vão além das físicas. Os smartwatch são semelhantes aos relógios, enquanto as smartbands se parecem com pulseiras. Mas qual a diferença entre smartwatch e smartband?
O smartwatch é o avanço dos relógios tradicionais, mas acompanhado da tecnologia inteligente. Oferece funções e recursos de um smartphone direto no seu pulso. A finalidade do smartwatch é oferecer maior comodidade e praticidade para seu dia a dia.
A smartband tem um apelo para esportistas por ser mais leve e resistente, por isso é chamada de pulseira fitness. Oferece apenas funções de fábrica que são básicas comparados aos do smartwatch. Porém, a autonomia de bateria é superior em comparação ao smartwatch.
Sendo assim, a diferença entre smartwatch e smartband é a usabilidade. Enquanto o smartwatch é uma extensão do seu celular, a smartband é mais focada em saúde e bem-estar.
Principais benefícios do smartwatch:
- Reduz o tempo em que você passa horas checando notificações em seu celular, maior comodidade.
- Em alguns modelos é possível instalar aplicativos nativos, exclusivos para o seu relógio.
- Aceita/rejeita ligações, mas dependerá da distância com o seu smartphone. Recurso muito útil na hora de recusar ligações, quando estiver dirigindo ou ocupado com outras tarefas. Muitos modelos estão avançando para esse método, com o objetivo de dispensar a necessidade de utilizar o celular para atender ligações.
- Monitora dados relacionados à saúde como, por exemplo: monitor cardíaco e oxigenação do sangue
- Informações relativas à prática de atividades físicas e diárias
- Monitor de sono
- Mais espaço para instalar apps e armazenar músicas
- Design sofisticado
- Ler e responder notificações
- Alguns casos dispensa o uso do celular (smartwatch com chip 4G LTE)
Principais benefícios da smartband:
- Praticidade, afinal você não precisa andar com o smartphone na mão o tempo todo, a partir de sua configuração inicial é só colocar no pulso e usar.
- Auxilia-te em exercícios físicos, assim mantém uma vida ativa saudável e monitora o seu rendimento
- Monitor cardíaco, que te ajuda controlar o ritmo e a manter na melhor frequência cardíaca de acordo com seus objetivos
- Informações de mensagens e aplicativos
- Alarme
- Monitoramento de sono
- Autonomia de bateria
Para que serve um Relógio Smartwatch ou Smartband?
Em resumo, os relógios inteligentes (smartwatch) são extensões do seu celular. É como ter no seu pulso, acesso imediato a todas as informações de notificações do celular que de outro modo, você teria que tirar o celular do bolso para visualizar.
Mas smartwatch vão além, atualmente há modelos que se tornam uma espécie de companheiro diário. O smartwatch serve para:
- Monitora sua atividade física,
- passos dados,
- faz monitoramento cardíaco,
- registra sua qualidade de sono,
- oferece alerta e lembretes da agenda,
- permite acesso à lista de contatos,
- alguns fazem e recebem ligações,
- é seu assistente pessoal,
- pode rastrear suas atividades físicas com GPS em tempo real,
- controla e armazenam músicas,
- permite controlar a câmera do seu celular para selfies temporizadas e muito mais.
Todavia, são poucos os relógios que oferecem todas essas funcionalidades em um só. Geralmente, esses modelos são bem mais caros, pois pertencem as melhores marcas, com uma reputação a manter.
Em resumo, se quer os melhores sensores, melhor performance e integração com seu smartphone, invista em smartwatch das melhores marcas. Caso seja apenas para receber notificações, relógios e pulseiras baratas já oferecem isso sem precisar quebrar o porquinho.
Funcionalidades de um bom Smartwatch ou Smartband
Conforme dito acima, as principais funcionalidades de relógios e pulseiras inteligente é simplificar e dar mais controle sobre a sua vida.
Por isso, cada vez mais fabricantes investem em sensores e chips melhores e mais potentes, para prover mais dados sobre saúde e cada vez mais precisos. Abaixo estão as principais funções que deve olhar no seu próximo relógio inteligente ou pulseira fitness.
Notificações
Todo relógio ou pulseira inteligente de qualidade irá lhe notificar de ligações, SMS e notificações de aplicativos mensageiros (WhatsApp, Messenger, Instagram, Telegram, etc.).
A exibição da notificação irá variar de modelo para modelo, alguns mostrará parte da mensagem, outros apenas os primeiros caracteres. Outros permitem que você responda sem tirar o celular do bolso, enquanto outros não. Geralmente, quanto mais caro, mais funcionalidades ele oferece.
Em resumo, a maioria dos smartwatch e smartband irão espelhar as notificações do seu smartphone. Atualmente, apenas a Apple vai além e permite que você receba notificações mesmo se o celular estiver longe de você, desde que ambos estejam conectados à rede Wi-Fi.
Aplicativos e Mostradores
Aplicativos e mostradores são para quem gosta de personalizar e ter um relógio inteligente com a sua personalidade. Somente modelos mais caros apresentam um sistema que permite instalação de novos aplicativos ou mostradores.
Atualmente os melhores sistemas operacionais de wearable são os da Apple (watchOS), Google (Wear OS) e Samsung (Tizen OS). Então se você quer instalar aplicativos de música (Deezer, Spotify), novos mostradores, apps para rastreamento de sono, atividades físicas (Strava, MapMyRun), etc., terá que comprar os modelos mais caros.
Música
Muitos relógios permitem que você controle as músicas que estão sendo tocadas no seu celular. Alguns smartwatch para música, vão além, permitindo que você toque músicas direto do armazenamento dele, seja através do aplicativo Spotify, ou salvando suas mp3.
Nesse caso, são poucos os smartwatch com capacidade de armazenamento suficiente para tocar suas músicas. Mas podemos citar os modelos Apple Watch e Samsung Galaxy Watch que permitem que você ouça suas playlists do Apple Music (no caso do Apple) e Spotify (no caso do Galaxy Watch).
Monitoramento de Atividade física
Se tudo que você quer são dados básicos de saúde como; calorias gastas, passos dados no dia, qualidade de sono, ritmo cardíaco, nível de oxigenação no sangue, etc., um relógio inteligente pode ser um exagero.
Há atualmente diversas smartbands como a Xiaomi Mi Band 6 que oferece ótimo desempenho nessas tarefas, custando apenas R$ 200.
É claro que não oferece GPS, mas para quem quer um smartwatch para treinos na academia, caminhada e atividades que estará com o celular, é válido a economia. Já que a pulseira usará o GPS do celular para rastrear sua atividade.
Porém, se você quer dados precisos, mais funcionalidades e até mesmo segurança para sua família, o Apple Watch a partir da Série 4 oferece uma função bastante interessante, o ECG (eletrocardiograma) e detecção de queda.
No caso de detecção de queda, ele enviará notificação no seu pulso, se você não responder a essas (por estar inconsciente, por exemplo), ele irá informar os contatos de emergência (família) e autoridades com sua localização (GPS). É ótimo para quem pratica esportes de risco, idosos, crianças, etc.
Em resumo, pulseiras fitness são mais leves, funcionais, e distraem menos que relógios smartwatch. Por isso, se você for adepto ao minimalismo, escapará de ficar presa a tela e notificações o dia todo, a todo momento.
Caso seja antenado e não goste de perder nenhuma notificação, os smartwatch são sua melhor opção.
Como escolher um smartwatch ou smartband?
O que olhar na hora de escolher um smartwatch ou smartband? Nessa seção você encontra as principais características que torna um smartwatch ou smartband bom para compra.
Você pode não encontrar todas essas características em um smartwatch ou smartband barata, mas a maioria terá uma coisa ou outra, aí deverá decidir o que é mais importante para você.
Na maioria das vezes, somente os modelos topo de linha (flagships) e mais caros que vem com todas essas funções juntas. Já que modelos baratos frequentemente tem corte de custos, e geralmente as fabricantes reduzem justamente nas funcionalidades abaixo:
Função GPS
Relógios smartwatch levam vantagem sobre pulseiras fitness justamente por oferecerem mais espaço para colocar antena GPS/Glonass/Galileo.
Dessa forma, com um smartwatch com GPS você poderá deixar seu celular em casa e usar somente o relógio inteligente para rastrear suas corridas, caminhadas, treinos de mountain bike, ciclismo, trekking e trilhas.
Resistência a água
Ter alguma resistência à água ou ser à prova d’água é importante. Principalmente se você precisa de um relógio para rastrear suas voltas na piscina, mar ou rio, ou apenas não quer correr risco em dias de chuva ou ao lavar suas mãos.
Enquanto relógios e pulseiras inteligentes mais baratos oferecem resistência a respingos. Os modelos mais caros têm certificação IP67/IP68, que permite que você nade ou mergulhe com eles a até 1/2 metros de profundidade sem causar danos ao relógio.
Se você procura um smartwatch para natação ou mergulho, dificilmente poderá confiar num modelo mais barato. No caso, terá que investir em modelos de marcas renomadas como Apple, Garmin, Samsung, Amazfit e FitBit.
Autonomia de bateria e carregamento
Quer usar um relógio smartwatch ou smartband e ficar o maior tempo possível sem recarregá-lo? Então atente aos dados de autonomia de bateria, principalmente nos smartwatch mais poderosos e cheios de funcionalidades.
Se o que busca for autonomia de bateria, as pulseiras inteligentes e smartwatch focados em duração de bateria devem ser seu objetivo. A maioria das pulseiras inteligentes duram semanas sem precisar recarregar, confira quais são os relógios smartwatch com melhor duração de bateria.
Conforto
Um relógio inteligente tem vários componentes que agregam em seu peso, alguns são feitos em alumínio, outros em plástico e até aço. Se você for usá-lo com frequência (e irá), deverá atentar ao tamanho e materiais para não pesar muito.
Felizmente, com o avanço tecnológico, as baterias e materiais tendem a ficar mais resistentes e mais leves. Assim, você terá o máximo de conforto com seu relógio ou pulseira inteligente.
Fluidez
Eu não sei você, mas se tem algo que me irrita é lentidão em sistema, seja celular, computador, tablet ou até mesmo escadas rolantes. No caso de smartwatch não difere, há vários modelos baratíssimos que na hora que você usa, entende por que é barato.
Então se você for como eu, opte por modelos com processador e sistemas mais rápidos. Em nossas avaliações dos melhores smartwatch você encontrará algumas opções que não me deram “gatilho” quando os testei.
Já as pulseiras fitness (smartbands), são tão básicas que dificilmente exigem processamento potente. Dessa forma, independentemente da pulseira inteligente que for comprar, dificilmente irá encontrar lentidão ou travamentos (a menos que custe R$ 30 ou venha numa caixa de cereal).
Compatibilidade com seu celular smartphone
Por último, e não menos importante, seu relógio inteligente ou smartband deve obrigatoriamente ser compatível com o seu aparelho celular. Seja ele iPhone ou Android (Samsung, Motorola, Xiaomi, Sony, OnePlus, ASUS, etc.).
A maioria dos smartwatch e pulseiras fitness Android são compatíveis com iOS/iPhones, porém, o Apple Watch só é compatível com iOS/iPhone.
Dessa forma, se você tem um smartphone Android e quer um Apple Watch, de duas uma. Ou você compra um iPhone, ou compra smartwatch parecidos com o Apple Watch (veja alguns modelos em nosso guia de smartwatch bons e baratos).
Considerações finais
Prontinho! Esse é nosso guia de como escolher um smartwatch ou smartband que seja o melhor para seu uso e que caiba no seu bolso! Esperamos que tenha sido didático e tenha sanado as dúvidas mais comuns sobre relógios smartwatch e pulseiras inteligentes.
Se ainda está em dúvida, ou não sabe por onde começar, separamos diversos guias de compra e avaliações de relógios e smartbands em nosso site. Então, aproveite e explore, navegue, leia os reviews e avaliações (inclusive os melhores smartwatch atualmente) até encontrar o ideal para você.
Para facilitar sua vida, separamos abaixo os principais guias de compra de smartwatch e smartbands já publicados em nosso site. Não os deixe de conferir!
Classificações dos Melhores Smartwatch e Smartband
Não quer passar pela dor de cabeça de analisar cada relógio inteligente ou pulseira fitness uma a uma? Confira nossos guias com os melhores smartwatch separados por categorias:
- Melhores Smartwatch
- Melhores smartband
- Smartwatch bons e baratos
- Smartwatch com melhor custo benefício
- Smartwatch Chineses e Importados
- Smartwatch Feminino
- Smartwatch Infantil
- Smartwatch mais vendidos
- Smartwatch por faixa de preço
- Smartwatch com GPS
- Smartwatch da Xiaomi
- Smartwatch com melhor autonomia de Bateria
- Smartwatch Compatível com iOS e iPhone (Paralelo, replica, alternativos, parecido com Apple Watch)
- Smartwatch para Android e com WearOS
- Smartwatch e Pulseiras Fitness
- Smartwatch para Músicas e Spotify
- Smartwatch mais vendidos
Obrigado pela leitura, e curta nossa página no Facebook para nos acompanhar e ser avisado(a) sempre que houver post novo! Em breve postaremos promoções e ofertas especiais lá também, então não fique de fora!